PERCURSOS e ALTIMETRIAS

MARATONA: 


Distância: 61kms
Altimetria: 835 mts (dados do GPSIES)

Características: Partimos de Gavião e entramos na zona a que chamamos de "Cabroeira", algumas subidas e descidas com um grau de dificuldade médio, vegetação baixa característica desta zona e chegamos à Atalaia, passando antes pela Degracia. Uma zona de excelência para a práctica do BTT com caminhos ladeados com muros de pedra, pequenas ribeiras e excelentes paisagens tipicas do Norte Alentejano. Aqui a maratona segue para a zona da Ferraria usando um pouco do percurso da Baja de Portalegre, seguindo depois para a  Comenda e Ribeira da Venda, percorrendo um ambiente completamente diferente, numa zona de montado alentejano, terreno bem mais rolante e as subidas muito mais fáceis de transpor o que vai certamente permitir aos atletas descansar as pernas. No Parque de Merendas da  Ribeira da Venda uma pequena brincadeira no percurso aguarda os participantes, numa zona que para quem conhece tem tudo para um excelente dia passado em família. De seguida voltamos para a zona da Atalaia apanhando o percurso da meia maratona e  descendo até  uma ribeira à qual  vamos sempre paralelos cerca de 3 kms numa zona completamente agreste onde de certeza que é a primeira vez que uma prova deste tipo passa. Aqui vem a dificuldade maior desta prova, a subida até à Atalaia. Uma vez no cimo é regressar  novamente pela "Cabroeira" por um percurso diferente do ano passado e com um acesso logo directo a Gavião onde um bom banho e um bom almoço espera os participantes.

Altimetria: 

Meia Maratona: 
Distância: 40 kms
Altimetria: 626 mts.

O que havia a dizer sobre este percurso já foi dito em cima  uma vez que a maratona percorre quase a totalidade do percurso da meia maratona. De salientar mais uma vez as características do relevo Norte Alentejano que são sem duvida muito boas para a prática do BTT, subidas, descidas, passagens em linhas de água, um single track na parte final com paisagens de perder a vista é  o que espera os atletas que vão para esta prova. 

Este ano tentamos mostrar o que há de mais bonito nesta parte do concelho esperamos que quem venha goste e fique com vontade de voltar.

NOTA FINAL: Mais perto do dia da prova serão dados a conhecer os locais dos abastecimentos.

Altimetria




2 comentários: